Nova versão do IW-Mobile para iOs (IPhone / IPad).

27/07/2018

A todos os clientes da IW que utilizam o APP IW-Mobile em plataforma iOs (Apple), estamos programando a aplicação de uma nova versão do IW-Mobile para usuários do IPhone ou Ipad (Apple), essa atualização deverá ocorrer dentro de poucas semanas e é importante ressaltar que a nova versão do IW-Mobile para iOs já estará aderindo às políticas de segurança preconizadas pela Apple que vem sinalizando, há algum tempo, que os acessos através de protocolo HTTP serão bloqueados em APP´s no iPhone/IPad. Em termos práticos isso pode significar que a partir de alguma atualização de versão do iOs nos dispositivos dos usuários finais os acessos em HTTP “poderão ser bloqueados” passando a ser permitido somente acessos através de protocolo seguro HTTPS. Não podemos afirmar que ao subirmos a nova versão do IW-Mobile para iOs na App Store o acesso ao IW-Mobile realizado em HTTP em todos os dispositivos IPhone / IPad serão bloqueados, mas de forma prudente indicamos que esse bloqueio “poderá ocorrer” dependendo do versionamento do sistema iOs em cada dispositivo.

Pontuamos que o IW-Mobile já oferece suporte para comunicação tanto em protocolo HTTP quanto HTTPS de modo que, sob o ponto de vista do APP IW-Mobile em si, essa restrição de segurança da Apple não representa nenhum problema ou impeditivo, mas ao nível da “instalação do IW no servidor de aplicação na sua empresa” existem cuidados a serem tomados para permitir a comunicação através de protocolo HTTPS.

Esses cuidados são basicamente os seguintes:

[1] Liberação de portas no firewall: As portas 9453, 9553 e 9653 terão que ser liberadas no servidor de aplicação do IW na sua empresa.

[2] Aquisição e instalação de certificado SSL: A sua empresa terá que adquirir um certificado SSL válido (existem diversas empresas que fornecem certificados SSL no mercado) e proceder a devida instalação desse certificado no servidor de aplicação do IW.

Tomadas as duas providências acima o acesso do IW-Mobile através de HTTPS poderá ser realizado mediante a devida configuração dos parâmetros de acesso aos servidores através da interface (já descrita em manual) cujas orientações principais repetimos abaixo:

 

Na tela inicial do IW-Mobile, que ilustramos abaixo, toque no botão “Ajustes”

Será aberta a interface de seleção de opões de ajuste ilustrada abaixo: Selecione a opção “Servidores”

Será aberta a interface de seleção de opões de ajuste ilustrada abaixo: Selecione a opção “Servidores”

Toque no botão “(+)” para adicionar a configuração de um novo servidor ou toque sobre os dados de um dos servidores já cadastrados para realizar a edição dos parâmetros de acesso ao servidor. A figura a seguir ilustra a interface onde realizamos a edição desses parâmetros:

Para ativar o acesso da comunicação através de protocolo de comunicação HTTPS deve-se: [a] Informar a porta de acesso 9653 e [b] Marcar a caixa de checagem “HTTPS” exatamente como ilustrado acima. A valoração dos demais parâmetros deve ser feita como de costume (seguindo as orientações do manual do APP).

.

Uma vez tomados esses cuidados, se o servidor de aplicação do IW estiver devidamente preparado (liberação da porta 9653 e instalação de um certificado SSL válido) o IW-Mobile funcionará normalmente em HTTPS e estará, portanto, compatível com a política de segurança preconizada pela Apple.

Nota: Os clientes que utilizam o IW em nuvem provido pela própria IW não precisam ser preocupar pois os cuidados com instalação do servidor acima descritos serão realizados pela própria IW Software.